Entenda o Plano de Remuneração do MMN | Negócio MMN

Entenda o Plano de Remuneração do MMN

1 Flares 1 Flares ×

Plano de Remuneração é uma dúvida frequente de quem está a procura de uma oportunidade de Marketing de Rede.

Por isso, se você parou para ver este artigo, creio que seu perfil se encaixe em uma das seguintes descrições:

CASO 1

O Marketing de Rede ou Marketing Multinível ainda é um “bicho” estranho e desconhecido. E o plano de remuneração “incompreensível”.

Você foi apresentado a esse “bicho” recentemente, mas surgiram muitas dúvidas e uma delas foi a respeito da maneira como a rede é estruturada.

Afinal, ao compreender  isso, você entenderá melhor como funciona o plano de remuneração da sua empresa e como são calculados os seus ganhos diretos e bônus por equipe.

Então falaram que será fácil ganhar dinheiro, pois o plano de remuneração é montado sobre o “binário perfeito”, ou “sistema binário”.

Disseram que você terá muito “derramamento”, “transbordo” etc, e todos esses termos desconhecidos, que ninguém conseguiu explicar direito só deixaram você mais confuso e desconfiado.

Veja abaixo a ilustração do Sistema Binário:

Plano de Remuneração Sistema Binário

CASO 2

 O Marketing Multinível ainda é um “bicho” estranho e desconhecido etc.

Tudo igual ao item anterior, mas agora há uma diferença. O plano de remuneração é montado sobre o “sistema linear”.

Disseram que desse modo, você vai ganhar dinheiro, pois poderá ter quantas pessoas quiser diretamente cadastradas no seu 1º  Nível.

Você ouviu sobre trabalhar na “lateralidade” e não apenas na “profundidade”.

Esses termos desconhecidos, que ninguém conseguiu explicar direito só deixaram você mais confuso e desconfiado.

Veja abaixo a ilustração do Sistema Linear:

Plano de Remuneração Sistema Linear

CASO 3

Você já trabalha com Marketing Multinível, mas nunca soube como explicar de forma objetiva para sua equipe qual a diferença entre os 2 sistemas na forma de calcular o Plano de Remuneração.

Por exemplo, você não sabe qual opção é melhor e o porquê disso.

Afinal, existem defensores fervorosos de ambos os sistemas e sempre que você procura qualquer informação sobre esse assunto, acaba esbarrando em opiniões e não fatos.

 

COMENTÁRIOS

Entender a estrutura das redes e como isso afeta o plano de remuneração dos afiliados é relativamente simples.

O problema está no fato de que as pessoas costumam rejeitar aquilo que não entendem. E no Marketing Multinível, essa máxima é elevada à última potência.

Por isso, gostaria de falar sobre esse assunto em linhas gerais.

Aproveito também para deixar o recado de que qualquer polêmica sobre esse ou aquele plano de remuneração só desvia o foco da única verdade do Marketing Multinível:

“Se você quiser ganhar dinheiro, terá que trabalhar”.

PS: Este artigo é longo, mas sinceramente, se você tem dúvidas sobre esse tema e como isso pode afetar o seu trabalho no MMN, recomendo sua leitura. Sucesso!

 

13 RESPOSTAS SOBRE O PLANO DE REMUNERAÇÃO NO MMN

1) O que é Plano de Remuneração Binário ou Sistema Binário ou Matriz Fechada no Marketing Multinível?

É uma das maneiras como a rede de afiliados é estruturada. Nesse caso, a sua rede só terá 2 lados ou 2 pernas, o lado direito e o lado esquerdo.

Neste modelo o que ocorre é o derramamento de novas pessoas abaixo de você vindo do seu patrocinador e da linha acendente dele, chamado up-line.

Veja acima, no CASO 1, a figura que ilustra essa estrutura da rede.

2) O que é Plano de Remuneração Linear, Sistema Linear ou Matriz Aberta no Marketing Multinível?

Outro modo como a rede é estruturada é comumente conhecido como sistema linear. Nesse caso todos os seus cadastrados serão posicionados logo abaixo de você e não ocorre derramamento.

Um exemplo para esta estrutura é o seguinte: se você tiver 50 cadastrados indicados diretamente por você eles formarão 50 pernas no seu 1º nível.

Veja no CASO 2, a figura que ilustra essa estrutura da rede.

Neste exemplo, você poderá notar apenas 5 pernas em cada nível. Mas como foi falado, não há limites de pernas.

 3) Como ocorre a construção da Rede no Sistema Linear?

De um modo simples de ser entendido ela será construída assim: Imagine que você tenha 6 pessoas diretamente ligadas a você.

Esse será seu 1º nível. A partir daí, das 6 pessoas que entraram com você, 2 conseguiram mais 3 pessoas.

Esse será seu 2º nível e assim, sucessivamente.

Perceba que a rede cresce para os lados e para baixo. Por isso dizem que esse Plano de Remuneração é construído com base na “lateralidade” e “profundidade”, porém o mesmo conceito de profundidade dese ser aplicado no modelo binário.

plano de remuneração

4) Então o Plano de Remuneração do Binário é pior que o Linear, pois eu só poderei ter 2 cadastrados diretos.

 Nada disso!

Tanto em um sistema quanto em outro, você poderá ter um número ilimitado de pessoas diretamente cadastradas com você.

A única diferença é que no Binário, quando você visualiza a estrutura da sua rede, os seus cadastrados diretos poderão entrar muito abaixo do seu 1º. Nível.

Poderão, por exemplo, estar abaixo de alguém do seu  4º nível. Isso é confuso em um primeiro momento.

Vou explicar mais detalhes adiante, porém saiba que é daqui que se originam os termos “transbordo” ou “derramamento”.

5) Mas afinal o que é “transbordo” ou “derramamento”?

É o trabalho direto realizado pelo seu patrocinador que “derrama” novos afiliados abaixo do nível em que você está posicionado.

Entenda que estes novos cadastros, mesmo estando abaixo do seu nível, pertencem ao seu patrocinador.

Normalmente o transbordo ou derramamento acontecem na perna mais forte, que vai ter um maior volume de negócio, porém o correto é entender que sempre será da menor perna, a perna de construção que sairão os seus ganhos.

Lembre-se que o derramamento foi gerado pelo trabalho direto do seu patrocinador ou da linha ascendente dele e não pelo seu trabalho e portanto não vão influenciar nos SEUS ganhos diretos.

Observe na figura apresentada no CASO 1, exemplos de derramamento.

6) Então como poderei saber quem são meus cadastrados? Como poderei saber o tamanho da minha rede para controlar meu Plano de Remuneração ?

Como dito na pergunta 4, o que muda entre o Sistema Binário e o Linear é a “estrutura de visualização da rede”.

No Sistema Linear, você enxerga todo mundo cadastrado por você no seu 1º nível, ou seja, todos que estão abaixo de você são seus cadastrados.

Bastante simples.

Já no Sistema Binário, o controle não será visual, será feito através do seu login ou ID de patrocinador, ou seja, através de um código que identificará as pessoas que forem cadastradas por você.

plano de remuneração

Hoje nos novos sistemas de controle do seu escritório virtual, você poderá visualizar sua REDE Binária “Linear”.

plano de remuneração

7) Como assim, controlados através do meu ID?

Todas as empresas de Marketing Multinível oferecem um escritório virtual personalizado para cada novo afiliado. Nele você vai ter o real controle sobre quem são os seus patrocinados diretos. Toda a pessoa que se cadastra com você, informa o seu login, ID de patrocinador ou código de Empresário.

O sistema grava esses dados e todas as suas vendas diretas, vendas da sua equipe ou entrada de novos participantes  através do seu ID serão usadas como base de cálculo para os pagamentos do seu Plano de Remuneração.

8) Então não fará diferença, para fins de ganho, se eu trabalho com um Plano de Remuneração Binário ou Linear?

Exatamente!

Apesar do fato de os defensores de um sistema desejem vender a ideia de que seu peixe é melhor que o do outro e vice-versa.

A verdade é que o que torna um plano de remuneração atraente não é o Sistema Binário ou Sistema Linear.

Isso pouco importa.

O fundamental serão os percentuais e ganhos por atingimento de metas usados como base de cálculo para as comissões e bônus. 

Explicando melhor, compare os percentuais de ganho entre diferentes empresas (por exemplo 9% versus 15%) e verifique se esses percentuais seriam calculados sobre a mesma base.

Por exemplo, existem empresas que pagam percentuais agressivos para as vendas diretas, mas não oferecem incentivos em dinheiro que prestigie a formação de lideranças nas equipes. 

Por isso, analise o plano de remuneração da empresa de Multinível que você escolheu de uma forma mais ampla.

plano de remuneração

9) Mas se é assim, por que se dá tanta importância ao “derramamento” e ao “transbordo” no Binário?

Porque SE a empresa decidiu pagar sobre qualquer pessoa que estiver imediatamente abaixo de você na rede, independente de esse cadastrado ter sido um trabalho direto seu ou não, você receberá um pagamento por isso.

10) Mas isso pode? Eu vou receber dinheiro sem ter me esforçado por merecê-lo?

Sim! Mas como disse, isso aconteceria APENAS SE a empresa decidisse pagar dessa maneira. E é justamente por isso que os defensores do Sistema Linear criticam o Sistema Binário. Porém, empresas de Marketing Multinível legítimas que utilizam o sistema binário, têm como política de remuneração pagar apenas bônus e comissões sobre o trabalho direto de cada afiliado e pelo trabalho da sua rede direta.

Em outras palavras, o plano de remuneração prevê que você somente será pago sobre tudo o que foi gerado de vendas e novos cadastros a partir do seu trabalho.

O “derramamento” ou “transbordo” ocorrem como consequência do trabalho do seu patrocinador e, portanto, você não deveria receber algo pelo esforço de quem está acima de você.

11)  Mas se eu estou trabalhando com uma empresa que não paga nada pelo “derramamento”, por que muitos patrocinadores ainda falam tanto sobre isso?

Isso APENAS será um motivo de preocupação se você tiver escolhido trabalhar com uma empresa de Marketing Multinível que paga, além das comissões habituais, um bônus referente a ganhos por equipe.

Trocando em miúdos: se você for ganhar comissões de equipe pelo trabalho da sua “perna menor”, você terá que monitorar os derramamentos feitos pelo seu patrocinador.

Imagine que seu patrocinador fosse uma pessoa bastante ativa e estivesse constantemente vendendo produtos e cadastrando novos afiliados.

Sua postura deverá ser concentrar seu trabalho direto na perna oposta àquela na qual ele estiver atuando.

Isso porque seus ganhos por equipe virão da sua perna menor e, nesse exemplo, é bem capaz que seu patrocinador esteja realizando um forte derramamento.

 Mas agora imagine que esse mesmo patrocinador esteja com problemas de saúde e por isso teve que se afastar de suas atividades profissionais.

Imediatamente a perna menor passará a ser a dele.

Esse é o único caso que eu conheço em que o “derramamento” (ou a falta dele) terá um impacto direto sobre o seu plano de remuneração.

Sua postura nesse caso deve ser distribuir o seu trabalho pelas 2 pernas e não se concentrar apenas em uma.

12) Em resumo: qual plano de remuneração é melhor? O baseado no Sistema Binário ou Linear?

Sinceramente, não existe uma resposta para isso.

Conheço pessoas que alcançaram verdadeiras fortunas trabalhando com o Sistema Linear e outras também milionárias que trabalham com o Binário.

O que existe em abundância sobre esse assunto são opiniões pessoais sobre o que seria vantagem num modelo ou em um outro modelo do plano de remuneração.

Mas poucos fatos verdadeiramente comprovam a vantagem incomparável de um sobre o outro.

Críticos ao Binário afirmam que o “derramamento” favorece injustiças e privilegiam os preguiçosos.

Como você viu aqui, isso não ocorre nas empresas de Marketing Multinível sérias.

E críticos ao Sistema Linear dizem que assim você não concentra seus esforços, pois com muitas pernas, como você pode potencializar os ganhos de equipe?

A verdade é que no sistema Linear você também pode escolher onde dedicar o seu esforço, se numa “perna forte” que está crescendo e multiplicando resultados ou numa perna que está minguando, para tentar resgatá-la.

13)  Então você quer dizer que não existe vantagens significativas entre os sistema de remuneração no MMN?

Na realidade não existe grandes vantagens ao compararmos o plano de remuneração das diversas empresas de  MMN.

Meu conselho pessoal para você é: pergunte aos líderes como foi que eles chegaram lá.

Você mesmo irá concluir que não foi o plano de remuneração o responsável por este sucesso, mas o trabalho e a dedicação pessoal deles em empreender essa oportunidade de negócio com dedicação e profissionalismo.

14)  Concluindo

Tudo o que aqui foi escrito serve para desmistificar o que tanto se fala sobre os ganhos  financeiros no Marketing Multinível.

Independente de qual seja o plano de remuneração, o que vai levar você ao topo será a sua dedicação e trabalho.


O que realmente importa para você que está começando e para você que já trabalha nessa atividade é encontrar um bom patrocinador e também se associar a uma empresa séria que ofereça oportunidades legítimas.


plano de remuneração


Se você estiver atento a esses 2 fatores, seu trabalho ficará mais fácil e a sua remuneração será consequência do que você gerar de resultados, nada mais nada menos.


O modelo do plano de remuneração é apenas um detalhe, o que realmente importa é o conjunto de bônus e a somatória de benefícios que a empresa irá oferecer.


Boa sorte e Sucesso! 

Procurando Saber Mais sobre os Ganhos no MMN? Então conheça o Plano de Remuneração da Nossa Empresa.

Artigos Relacionados e Leitura Sugerida:

Gostou? Compartilhe o nosso artigo nas Redes Sociais.

Leitura Sugerida

Publicado por: Patrizia Ferreira

Compartilhe

2 Comments

  1. Author Image

    GOSTARIA DE SABER:
    operar com o MMN para incluir uma loja virtual comissionando sobre a venda de produtos, há vantagem financeira sobre isso?

    ao mesmo tempo, os produtos vendidos em ponto de vendas poderiam ser utilizados como parte da remuneração de uma comissão a ser paga a um dos patrocinadores?

    Post a Reply
    • Author Image

      Cesar, diversas empresas do mercado, independente das vendas diretas, já possuem lojas virtuais….posso dizer que é uma tendência do mercado.
      A vantagem para as vendas diretas é possibilitar aos seus representantes divulgar e vender produtos pela internet e serem remunerados por isso.
      Sobre a sua segunda pergunta, cada modelo de negócio prevê formas diferentes de comissionamento, sendo que bonificações em dinheiro são as mais procuradas.

      Post a Reply

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 1 1 Flares ×
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 1 1 Flares ×
SiteLock