Entenda o que é o Marketing Multinível (MMN)? | Negócio MMN

Entenda o que é o Marketing Multinível (MMN)?

2 Flares 2 Flares ×

Marketing MultinívelO Marketing Multinível (MMN) ou Marketing de Rede é um sistema de vendas e distribuição de produtos diretamente do fabricante até seu consumidor final.

Como o próprio nome diz, o MMN é baseado em uma rede construída em múltiplos níveis de consumidores e/ou distribuidores.

Portanto, estamos falando de pessoas que compram, vendem e divulgam produtos ou serviços.

A venda não ocorre em uma loja da maneira tradicional, mas através do processo de experimentar, gostar e indicar.

Esse processo reforça a legitimidade do negócio porque seus representantes além de comercializarem, ainda consomem os produtos da empresa que escolheram divulgar.

A propaganda é feita pelo boca-a-boca e um vínculo é criado entre quem indica e quem recebe a informação.

No Marketing Multinível, todos devem assumir uma postura empreendedora.

Isso porque não existe a figura de um chefe ou supervisor e cada representante no MMN é responsável por controlar sua própria equipe, oferecendo treinamento e suporte aos seus novos afiliados.

Desse modo, todos podem não apenas vender, mas também patrocinar e treinar outras pessoas, dando o início a formação de uma nova rede.

O mais interessante é que a médio e longo prazo, a rede que foi criada pode adquirir “vida própria”, pois novos representantes e afiliados a sua equipe também estarão trabalhando de uma forma autônoma para formar e treinar a sua própria Rede.

Mas o que dizer sobre as vendas?

Como em qualquer outro modelo de negócio onde haja comercialização de produtos, será o consumo e as vendas fatores cruciais do negócio, pois a falta deles podem limitar os ganhos e desmotivar os representantes.

Pensando nisso, empresas de Marketing Multinível oferecem planos de remuneração agressivos que são vinculados a metas de comercialização da Rede.

Desta forma elas acabam incentivando as vendas, o treinamento de novos líderes e abrem um caminho para a busca de bons profissionais e novos empreendedores para o negócio.

Lave lembrar que grande parte dos bônus são provenientes de comissões sobre o consumo e comercialização dos produtos, porém, outra vantagem do Marketing Multinível é poder oferecer aos novos afiliados a opção de ganhos por indicação ou pelo cadastro de um novo afiliado.

Empresas de MMN sérias e que possuem um Plano de Negócio Sustentável, normalmente vinculam esse tipo de bônus a um pedido mínimo de compra ou a aquisição de um kit de produtos durante o processo de afiliação ou cadastro de um novo representante.

Desta forma, as vendas e o consumo são novamente incentivados pela empresa de Marketing de Rede e todos acabam ganhando.

Marketing Multinível

Apesar de ser considerado polêmico por alguns, a verdade é que o Marketing Multinível é vantajoso para todas as partes envolvidas.

Infelizmente, por falta de informações adequadas ou por acreditarem em falsas promessas, muitos ainda caem num golpe conhecido como Pirâmide Financeira, que se camufla como Marketing de Rede para se legitimar.

Normalmente esse tipo de golpe usa da promessa de enriquecimento rápido como um meio para atrair novas pessoas.

Isso é lamentável, pois acaba propagando uma imagem errônea sobre algo honesto e cria uma credibilidade negativa sobre uma alternativa de trabalho viável  para qualquer pessoa.

Vantagens do Modelo de Negócio

O Marketing Multinível é apontado por grandes empreendedores de todo o mundo como um modelo de negócios lucrativo, tanto para as empresas quanto para os seus associados.

Para os fabricantes, importadores e até mesmo para distribuidores que atuam em mercados pulverizados ela tem se demonstrado muito eficaz.

Isso porque a Venda Direta proporciona a aproximação da empresa com o consumidor final de uma forma muita mais intima o que acaba promovendo a fidelização da marca.

Outra vantagem está na redução dos custos administrativos, de contratação de pessoal, investimentos em propaganda e na logística de distribuição dos produtos, de uma forma geral.

Para seus representantes, o Marketing Multinível é vantajoso porque oferece a oportunidade de iniciar um negócio com grande perspectivas de ganhos e pequeno risco, através de um modelo de negócio de baixa complexidade do ponto de vista técnico e operacional.

Ou seja, todos saem ganhando com o Marketing Multinível.

Artigos Relacionados e Leitura Sugerida:

 Gostou? Compartilhe o nosso artigo nas Redes Sociais

Leitura Sugerida

Publicado por: Patrizia Ferreira

Compartilhe

3 Comments

  1. Author Image

    Trabalho com o MMN – Marketing Multinível há cinco meses e estou tendo ótimos resultados.

    (trecho editado/removido pelo blog a partir deste ponto)

    Post a Reply
  2. Author Image

    Gostei da frase sobre todos assumirem POSTURA EMPREENDEDORA! Bem por aí mesmo.

    Parabéns pelo artigo e você que NUNCA DESENVOLVEU MMN, agora é o MELHOR MOMENTO para se desenvolver, AFINAL, 14 milhões de desempregados em nosso país. Quem teria dinheiro para abrir uma franquia, por exemplo? Nem se compara com o baixo investimento de Marketing de rede.

    Post a Reply
  3. Author Image

    Muito bom,
    Acredito que seja a melhor opção para pessoas com mente empreendedora, porém, sem muito capital para investir em grandes negócios.
    Um ponto muito importante é a escalabilidade do negócio, da para se fazer carreira e ganhar muito dinheiro se trabalhar com uma empresa sólida e dedicar-se a médio e longo prazo.

    Post a Reply

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 2 2 Flares ×
2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 2 2 Flares ×
SiteLock