O Marketing Multinível é uma Atividade Ética? - Negócio MMN | Negócio MMN

O Marketing Multinível é uma Atividade Ética?

0 Flares 0 Flares ×

Vamos falar sobre Conselhos e Ética.

Salomão, no livro de Provérbios, escreveu:

“Quando não há conselho, fracassam os projetos, mas na multidão de conselheiros há bom êxito.”

Ao decidirmos criar o blog NEGÓCIO MMN, um dos nossos principais objetivos não era apenas divulgar o nosso trabalho, mas também ajudar as pessoas a obterem sucesso no Marketing Multinível, desenvolvendo seu negócio da maneira correta.

Adotando uma postura ética e legítima.

O propósito da indústria de Marketing Multinível é vender e distribuir produtos ou serviços, eliminando custos e intermediários.

A remuneração dos representantes é baseada no desempenho de cada um.

Quem produz resultados, recebe e quem não faz nada, também não ganhará nada. Nada mais justo que isso.

O seu sucesso é diretamente relacionado ao sucesso do seu próximo e neste caso, na rede que você formou.

Você não olha para cima, fica com inveja do quanto o seu patrocinador está ganhando e pensa que ele está se aproveitando do seu trabalho.

Você olha para baixo e estende a mão para todos aqueles que acreditaram em você, lhe deram um voto de confiança e resolveram se cadastrar na sua equipe.

Você apoia quem está disposto a aprender, a crescer e como parte do seu trabalho, assume o compromisso de também ajudar essas pessoas a chegarem lá.

Em outras palavras, o Marketing Multinível é uma atividade ética, pois o dinheiro vem como consequência do trabalho de divulgação, vendas, consumo, apresentação da oportunidade, da formação de uma rede e do apoio aos membros da sua equipe. E não de algum golpe.

Além disso, o seu sucesso NÃO é conquistado por ações egoístas que apenas beneficiam seus próprios interesses.

Pelo contrário, se você quiser ganhar sobre o desempenho da equipe que formou, precisará auxiliá-la a ganhar primeiro.

Entenda a Ética do Mundo dos Negócios

Note que quando alguém, na intenção de divulgar sua oportunidade de MMN, se refere a esse negócio como algo infalível, maravilhoso e solucionador de todos os problemas está adotando a mesma postura radical daquelas pessoas que só enxergam pirâmides e golpes por todos os lados.

Por isso, CUIDADO! Seja sábio! Seja prudente!

É verdade que existem pessoas e empresas antiéticas que se fazem passar por Marketing Multinível.

Mas se eliminarmos todas as opiniões favoráveis e contrárias, veremos que esse negócio é igual a qualquer outro que você venha a realizar.

Pois qualquer negócio possui vantagens, perspectivas de ganho, desafios, incertezas e riscos.

Se o produto da empresa for bom e trouxer algum benefício às pessoas, ninguém poderá dizer que seu negócio não é ético só porque se baseia no modelo de Marketing Multinível.

Afinal onde está a ética em vender cigarros? Em vender bebidas?

Não vou entrar em polêmicas aqui, mas só mencionei esses 2 exemplos para deixar claro que o que dá legitimidade a um negócio não é o que ele comercializa ou o modelo no qual está estruturado.

O que dá legitimidade a um negócio e o torna ético é o fato da empresa, seus produtos e seus representantes não estarem vendendo uma mentira.

Cigarros e bebidas fazem mal à saúde. Todos sabem disso. Por isso os tributos altíssimos, os alertas do Ministério da Saúde, os programas sociais etc.

Ninguém poderá dizer que está sendo enganado.

Fazendo um paralelo com o Marketing Multinível, se você divulga o seu negócio como uma forma de “ganhar dinheiro fácil e sem trabalhar”, você estará mentindo e sendo antiético.

Se você estiver agindo assim por falta de conhecimento, porém de boa fé, tenha uma postura ética e busque mais dados com a empresa e com seu patrocinador. Pois talvez você não tenha entendido direito o trabalho que iniciou.

Porém, se você estiver mentindo de propósito, me desculpe a franqueza, mas você NÃO trabalha com Marketing Multinível e são posturas como essa que levam outras pessoas a perdas e prejuízos.

Concluindo, é uma atividade ética apresentar seus produtos e sua oportunidade de Marketing Multinível visando ganhos financeiros? 

É honesto? É moral? 

SIM, e entenda os motivos:

1) Uma pessoa comenta sobre uma ideia de negócio com alguém. Essa é a base de TODAS as sociedades de todos os negócios ao longo da história. “Eu descobri um negócio que me pareceu bom. Gostei muito e talvez você queira trabalhar junto comigo.” Isso é verdade.

2) É natural uma pessoa comentar com alguém sobre um produto que usa e gosta. Não porque irá ganhar dinheiro com isso, mas porque realmente ficou satisfeita com o produto. “Eu gosto muito disso e acho que você também irá gostar” Isso é verdade.

3) E finalmente, no Marketing Multinível, você SOMENTE irá ganhar com outra pessoa na sua rede SE essa pessoa tiver sucesso no desenvolvimento do seu respectivo negócio. Isso é uma atitude verdadeira, compromissada e ética.

Leitura Sugerida

Publicado por: Patrizia Ferreira

Compartilhe

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
SiteLock