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Diferenças entre Marketing Tradicional e Multinível

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Uma das principais diferenças entre uma empresa de vendas no modelo tradicional e outra que atua com o Marketing Multinível está no plano de remuneração que o MMN oferece a seus representantes.

Mas por que isso ocorre?

MarketingMARKETING TRADICIONAL

No modelo Tradicional, o dinheiro disponível será utilizado para o plano de investimentos da empresa.

Se possuir sobra de caixa e capital de giro positivo, ela terá condições de ampliar suas fábricas, lançar novos produtos e investir em pesquisa e tecnologia.

Também terá condições de não apenas contratar mais vendedores, mas também investir em propaganda, ações de divulgação e marketing.

E com a ampliação da equipe de vendas, ocorrerá o aumento simultâneo dos custos com salários e encargos trabalhistas.

Vale lembrar que não necessariamente as estratégias descritas acima poderão ser adotadas de uma única vez.

Isso porque a empresa precisará ter caixa suficiente para decidir como e onde irá aplicar o seu dinheiro excedente.

O certo é que se qualquer companhia quiser crescer ou sobreviver à concorrência, precisará sempre vender.

E para isso terá que tornar seus produtos conhecidos do público em geral.

É exatamente nesse ponto que começam as grandes diferenças entre os 2 modelos de negócio: o Marketing Tradicional e o Marketing de Rede.

Atividades Empresa Tradicional

MARKETING MULTINÍVEL

Em uma empresa que atua no modelo de Marketing Multinível, sua estrutura comercial é formada pela rede que seus representantes desenvolvem.

Esta rede é composta por pessoas que, ao mesmo tempo, consumem, vendem e divulgam os produtos da empresa.

Porém nesse caso, cada novo cliente também poderá, se quiser, se tornar um futuro vendedor e divulgador.

Multi_Level_Marketing

Não existem limites para o número de representantes comerciais que uma empresa de Marketing de Rede possa ter. Isso porque no MMN não há pagamento de salários fixos, apenas comissões e bônus.

A empresa de Marketing Multinível não depende de dinheiro extra para contratar mais vendedores.

Isso é vantajoso para a companhia, pois permite que a expansão das suas vendas seja realizada com baixos custos adicionais e sem despesas trabalhistas.

Como não há gastos adicionais, ocorre sobra de caixa.

Como consequência, os planos de remuneração podem ser mais agressivos, incluindo prêmios, bonificações, pagamentos sobre vendas diretas, sobre as vendas da equipe e outros incentivos.

Outra questão importante são os gastos com propaganda e marketing.

DIVULGAÇÃO DOS PRODUTOS

Quando uma empresa adota o marketing tradicional, os investimentos em propaganda necessários para fazer com que os consumidores se desloquem até as lojas e comprem os produtos, são altíssimos.

O mesmo ocorre quando um novo produto é lançado.

Afinal, o cliente tem que saber de alguma forma que existem produtos ou um novo lançamento na “praça”.

Isto somente é possível através de ações publicitárias, anúncios e propagandas.

Note que uma empresa de marketing tradicional é obrigada a gastar seu dinheiro mesmo antes de vender qualquer produto.

Mas como no Marketing de Rede, a essência do negócio é a “propaganda boca-a-boca”, ocorre uma redução em larga escala desses gastos.

Com isso, a economia gerada é novamente direcionada para o pagamento de bônus e comissões dos seus representantes.

MMN Seja bem-vindo

Neste modelo o que vale é a meritocracia e cada profissional será responsável pelos seus próprios ganhos.

No Marketing de Rede, todos são vendedores, divulgadores e consumidores da empresa.

Isso é o que faz deste modelo de marketing uma oportunidade única de negócio.

Uma oportunidade que pode oferecer remunerações diferenciadas aos profissionais que se destacam.

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Publicado por: Patrizia Ferreira

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