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Como Analisar uma Empresa de MMN? (Parte2)

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Confira os pontos críticos que definem quando a Empresa de MMN é Confiável.

Este artigo é complemento da Parte 1: Verificando a Viabilidade da Empresa de MMN

empresa de mmn

VERIFICANDO  A  SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA DE MMN

Ser viável nada tem a ver com ser uma Empresa de MMN sustentável. 

Qualquer empresa (inclusive uma empresa de MMN), de qualquer setor, com qualquer produto pode encerrar suas atividades ou ir à falência. 

Isso independente de ser um negócio tradicional ou de Marketing Multinível.

Quando me refiro à sustentabilidade, quero enfatizar apenas os aspectos pertinentes ao Marketing de Rede e que devem servir de parâmetros para que você identifique se está diante de algo legítimo ou um possível golpe.

Portanto, preste atenção se o negócio que lhe oferecem atende aos 11 critérios listados abaixo.

1) A empresa de MMN deve possuir CNPJ?

Parece óbvio, mas geralmente Pirâmides, Correntes Financeiras, “Ajuda Mútua” e outros golpes são conduzidas por pessoas físicas e não jurídicas.

Com o advento do mundo virtual (internet) é comum que golpes usem de páginas de internet para dar um “ar” de legalidade ao negócio, não caia nessa armadilha.

Verifique junto a junta comercial ou mesmo no site da Receita Federal se a empresa realmente existe e verifique se a Atividade Econômica na qual ela é inscrita tem a ver com o modelo de negócio proposto.

2) Verifique se a empresa de MMN possui instalações físicas? Uma sede? Um escritório real? Uma fábrica?

Cuidado com “empresas de MMN” com sede fora do país ou mesmo em “offshores”. Do mesmo modo, atenção aos casos que não possuem um endereço real, um telefone de contato, um centro de atendimento ao cliente, site na Internet com opção de navegação e não apenas uma “máscara”, etc.

3) O produto ou serviço dessa empresa permite “vendas repetitivas”?

Complementando o que foi dito sobre mercado e produtos na primeira parte deste artigo, é fundamental que o faturamento da empresa não dependa exclusivamente do consumo gerado dentro da rede de afiliados. Isso é de extrema importância.

Este indicativo demonstra a origem das remunerações da rede e permite que se avalie se a empresa de MMN é legítima, um “negócio de consumo” ou mesmo um Esquema de Pirâmide.

“Vendas repetitivas” ocorrem quando um produto ou serviço atende a uma necessidade do consumidor e por isso acaba sendo frequentemente adquirido. Exemplos: produtos de limpeza, maquiagem, perfumes, detergentes e alguns tipos de serviços que possuem cobrança de mensalidade.

4) Caso a  empresa de MMN já atue no mercado, verifique se ela costuma se renovar? Se costuma fazer lançamento de novos produtos?

Essa regra é igual para qualquer empresa. Não importa se o negócio é de Marketing de Rede ou tradicional. Uma empresa de MMN com um único produto ou serviço não sobrevive em longo prazo e para de conquistar novos clientes.

5) Observe se empresa de MMN e seus representantes / afiliados / divulgadores, oferecem promessas de ganho e lucros extraordinários sem fazer nada?

Se você estiver diante de uma proposta desse tipo, das 2 uma: é um golpe e você deve sair correndo, ou em alguns casos, a pessoa que está te convidando não tem a menor ideia do que seja Marketing Multinível e mesmo representando uma oportunidade legítima, ela está propondo uma remuneração que soa como pirâmide financeira.

Em ambos os casos, desista do negócio. Tenha certeza que você irá se frustrar.

6) Verifique se a empresa de MMN exige um investimento inicial alto e estimula empréstimos ou parcelamentos da taxa de adesão, para que você possa entrar?

Quando você inicia qualquer negócio a certeza do sucesso é uma grande incerteza, por isso, buscar um empréstimo para começar um negócio pode não ser uma boa escolha.

Muitas empresas de MMN possuem diversos Kits de Cadastro composto por uma cestas de produtos.

Infelizmente nessas empresas os Kits mais caros são vinculadas a benefícios do tipo ter uma maior porcentagem de desconto ou mesmo um plano de remuneração mais atraente.

Sinceramente aos meus olhos essa é uma prática que eu não aprecio, mesmo assim tais empresas também possuem outras opções de cadastro com preços inferiores. Desta forma a opção de escolha será da pessoa que quer se cadastrar.

Um dica é perguntar se é possível entrar com um Kit inferior e migrar para um pacote superior quando você já estiver habituado com o negócio. Verifique as regras e o custo desta migração e depois decida o que fazer.

Particularmente eu prefiro trabalhar com empresas que não vinculam benefícios financeiros ao momento do cadastro. Ao flexibilizar a aquisição de produtos, essas empresas acabam ajudando o novo representante quando não impõe a necessidade de um alto investimento financeiro ao seu afiliado.

Mas cuidado com os Golpes e com os representantes antiéticos que dizem trabalhar em "empresas honestas".

Em alguns casos, tais profissionais usam de artifícios para facilitar o cadastro, que normalmente são caros e para isso, oferecendo empréstimos pessoais.

Para não cair em nenhum golpe, procure por empresas de MMN onde seja possível trabalhar sem grandes "investimentos".

Lembre-se que uma empresa de MMN não é banco para propor um retorno financeiro sobre sua taxa de adesão. Isso simplesmente não existe.

Outra dica! Ao optar por uma boa empresa de MMN, procure um patrocinador que lhe oriente e tire suas dúvidas, mas que ao mesmo tempo, deixe você livre para que tome suas próprias decisões.

7) O plano de remuneração da empresa de MMN é um estímulo ou uma punição?

Vou explicar essa pergunta contando algo que já ocorreu comigo.

Trabalhei em empresas que pagavam salários variáveis bastante agressivos mediante o cumprimento de metas de vendas e fechamento de contratos.

Pois bem, esses ganhos, apesar de serem atraentes, dificilmente eram pagos a alguém. Isso porque as metas eram impossíveis e acabavam funcionando como uma “punição”.

Deveriam ser um estímulo ao trabalho e ao sucesso, mas eram o contrário disso.

Em uma empresa de MMN avalie o plano de remuneração da seguinte forma:

  • Consigo fazer uma renda extra nessa empresa?
  • Consigo ganhar dinheiro suficiente para no futuro viver exclusivamente do meu trabalho com MMN?
  • Consigo enriquecer trabalhando com essa empresa?

Se a sua resposta for SIM para essas 3 questões, você estará diante de um plano de remuneração construído com base em critérios viáveis e que beneficiam o trabalho e o sucesso no curto, médio e longo prazo.

8) Quanto ao quadro de funcionários. Observe se a empresa de MMN possui colaboradores registrados em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)?

Toda empresa precisa ter funcionários.

No Marketing Multinível é importante verificar se a empresa possui uma equipe de apoio interna para dar o suporte à rede, para gerenciar o funcionamento e manutenção do escritório virtual e para realizar todos os pagamentos.

E por que é tão importante saber se são funcionários próprios ou terceirizados? Por 2 razões.

Em primeiro lugar, para verificar se a intenção da empresa é se perpetuar no longo prazo e, portanto, estaria investindo na contratação e treinamento de uma equipe própria.

Em segundo lugar, para saber se a empresa de MMN age de forma ética com o seu próprio quadro de colaboradores. Se eles não tiverem compromisso com seu pessoal interno, como agiriam em relação a você que não possui qualquer vínculo trabalhista?

9) A informação referente aos diretores e sócios da empresa de Marketing de Rede é de domínio público?

Isso até pode ser divulgado pela imprensa livre e/ou BLOG’s sobre Marketing Multinível, mas o ideal seria o próprio site da empresa fazer esse papel.

Isso indica transparência e honestidade nas intenções. Afinal quem não deve nada, não precisa esconder o nome ou o rosto.

10) É disponibilizado um canal de comunicação e/ou notícias para transmitir as informações oficiais da empresa de MMN aos seus associados?

Mais um indicativo sobre a transparência da empresa de Marketing de Rede é o compromisso com seus associados.

Isso evita outro problema: os boatos e notícias falsas na imprensa e Internet. Comuns para as novas empresas.

Saiba que as empresas de Marketing Multinível idôneas têm uma imagem a zelar.

Portanto, se preocupam com mentiras sendo divulgadas através de pessoas alheias à organização.

11) E o contrário? A empresa de MMN mantém um canal aberto para que seus líderes se manifestem?

O maior ativo de uma empresa de Marketing Multinível é sua rede de afiliados. Ouvir o que eles têm a dizer, através de suas lideranças, demonstra respeito e consideração.

As empresas de MMN sérias promovem encontros periódicos com os líderes das equipes e estão abertas a implantar sugestões da rede.


Os dados acima podem até não responder todos os requisitos para que uma empresa de Marketing Multinível seja classificada como confiável.


Mas se você adotar esses "critérios mínimos" para avaliar a sua oportunidade de negócio, certamente poderá ficar tranquilo.


Boa sorte e Sucesso! 

 

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Publicado por: Patrizia Ferreira

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