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Como Analisar uma Empresa de MMN? (Parte1)

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(Parte 1) O Negócio de MMN é Viável? A Oportunidade é Legítima?

Ganhar-Dinheiro-Rápido no MMN

Avaliar uma oportunidade de Marketing de Rede para saber se estamos diante de um negócio legítimo tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil.

Basta conferir como o bloqueio dos bens de algumas empresas de MMN no Brasil dividiu opiniões de especialistas deste setor.

São pessoas que possuem anos de experiência com Marketing Multinível e ainda assim, muitas vezes, têm divergido sobre os critérios que fazem empresas X, Y ou Z serem consideradas Pirâmides ou negócios idôneos e éticos.

Por isso, vou deixar as opiniões de lado e gostaria de apresentar fatos.

Fatos que podem ser averiguados antes de você decidir trabalhar com essa ou aquela empresa de MMN.

Espero que as informações abaixo ajudem você a investir em uma oportunidade real e honesta. Acredito ser mais produtivo usar o espaço do NEGÓCIO MMN para esclarecer, ao invés de polemizar.

Então se você tem dúvidas sobre este assunto, seja bem-vindo!

E caso algum ponto importante não tenha sido mencionado aqui, por favor, mande seu comentário.

Sua contribuição pode ser bastante útil para ajudar outras pessoas. Muito obrigada!

VERIFICANDO  A  VIABILIDADE  DA EMPRESA DE MMN

Qualquer analista de investimentos ou consultor financeiro sabe da importância de um Estudo de Viabilidade. Mas o que é isso?

Um Estudo de Viabilidade, como o próprio nome diz, tem como objetivo verificar se um negócio será lucrativo, competitivo e, portanto, viável.

É uma “tentativa” de prever o futuro, olhando para premissas que poderiam indicar desde uma possível falência até a perda do dinheiro investido.

Por regra, um Estudo de Viabilidade é conduzido quando se pretende abrir uma empresa, iniciar uma nova linha de negócios ou lançar um novo produto no mercado.

Mas onde aplicar esse conceito no Marketing Multinível – MMN?

Pense que se você ainda não decidiu com qual empresa irá trabalhar, você se encontra no mesmo papel de um investidor em busca de oportunidades viáveis para aplicar seu dinheiro ou investir numa boa oportunidade de negócio.

Desse modo, preste atenção aos 4 seguintes itens:

1) O produto ou serviço que a empresa de MMN comercializa tem um mercado “comprador”?

Já mencionei isso em outro artigo do blog, a oferta só existe em razão da demanda.

Ninguém fabricaria sapatos de tamanho 40 se todas as pessoas apenas calçassem 37. Questione a si mesmo se existem consumidores para os produtos dessa empresa. Se o mercado no qual a empresa atua está em expansão.

Observe se aquilo que a empresa oferece atende a uma necessidade das pessoas.

Se sua resposta for NÃO, seu trabalho ficará mais DIFÍCIL, pois talvez essa demanda ainda não exista e tenha que ser desenvolvida.

Por isso, ao analisar o produto ou serviço verifique o mercado com o olhar do “Comprador” e não do “Vendedor”.

2) O produto ou serviço comercializado pela empresa de MMN possui qualidade comprovada e preço competitivo?

Não basta ter um produto sensacional se o preço do similar da concorrência for 5 vezes menor ao seu.

Do mesmo modo que não basta ter um produto baratinho se a sua qualidade é duvidosa.

Por isso se pergunte: eu seria consumidor dessa empresa mesmo que não fosse um afiliado ou tivesse qualquer benefício financeiro envolvido?

Se sua resposta for NÃO, você já sabe o que pensar.

3) Quando a empresa de Multinível foi fundada?

Se for uma empresa nova, verifique se ela pertence a algum grupo corporativo ou se possui alguma parceria operacional e/ou estratégica com empresas antigas.

Analise a parceria sob o seguinte prisma: é uma relação “ganha-ganha”? Trocando em miúdos, a empresa antiga também se beneficia dos trabalhos da empresa nova?

Se a resposta for SIM, isso dará maior segurança nas atividades da empresa de Marketing Multinível.

Se a resposta for NÃO, Cuidado! Essa parceria pode estar camuflando uma “fragilidade” da empresa.

4) Qual a experiência dos sócios e diretores para a condução de um negócio de Marketing de Rede?

Capacidade de gestão e planejamento são vitais para a qualquer empresa que queira se perpetuar no longo prazo. Por isso, pesquise sobre o passado da diretoria.

Verifique qual o “expertise” dessa diretoria em negócios de MMN.

Veja também se possuem algum conhecimento técnico naquele ramo específico. Exemplo: se for uma empresa de cosméticos, veja se existem diretores que já atuaram em venda direta desse segmento.

Em tempos de Internet é praticamente impossível esconder alguma coisa.

Use isso a seu favor!

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Publicado por: Patrizia Ferreira

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